Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O que é realmente necessário para se ter sucesso na vida profissional Ter sucesso na vida profissional depende de muitos fatores. Ser bem sucedido na vida pessoal pode ser um deles. Mas quero me ater um pouco mais sobre a parte profissional, afinal de contas, a maioria das pessoas não são (ou foram) privilégiadas monetariamente e, se não tivermos din-din no bolso, não compramos comida, muito menos remédio. Então é nesse ponto que quero comentar. Ao longo da minha vida profissional eu "comi o pão que o diabo amassou". Passei por grandes empresas que me fizeram de "bobo", passando por cargos e atividades que nunca trouxeram nenhum benefício. Sempre pensam ter uma pessoa que faça tudo o que eles (donos ou diretores) querem, de preferencia sem reclamar e principalmente sem pensar. Como o mundo é perverso. DEUS que me perdoe por esse pensamento. Mas dai penso que o mundo é feito de pessoas. São elas que destroem ou constroem, dependendo de uma série de fatores. Então, aí é que está o segredo (ou fatores) da minha vida profissional: "Em linhas gerais, tenha sangue frio ou um termos politicamente corretos: tenha "inteligencia emocional". Sei que não é fácil, e que o segredo por si só não é uma "pedra de toque". Ter firmeza nas palavras e no seu modo de agir perante aos fatos que ocorrem nas relações, é um primeiro item. Não tenha medo de nada, nem de ninguém, afinal de contas, Bin Laden já era! Incorpore honestidade, pois com isso voce transmitirá confiança nas suas palavras; Respeite todos os níveis hierárquicos (digo, seres humanos, claro) sem exceção; E por fim....você nunca terá os melhores amigos na empresa. Então, saiba bem disso desde o começo. Incorporando paulatinamente este pensamento, é possível que tenhamos maior probabilidade de sermos felizes, afinal de contas, como dito, a vida pessoal está enlaçada com a profissional, e vice-versa. Alunos e Colegas, não tenho a ideia de ser escritor, muito menos esgotar um tema que é tão complexo no atual mercado de trabalho. Apenas é um desabafo no "olho do furacão". Tenha fé, persista em seus objetivos e nunca, nunca desista, pois o melhor está guardado para o final. Tenham um bom final de semana! Feliz dia dos professores! Msc.Prof.Giovanni Beccari Gemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário