Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tendencias para cargos em 2011

Tendencias para cargos em 2011

No novo mundo do trabalho desponta um novo trabalhador, aquele que se envolve em um projeto com muita paixão. É o trabalhador por projetos. Quando você se oferece para trabalhar em algum projeto social, ambiental ou voluntário, acaba se tornando uma excelente estratégia para adquirir experiência, aprender habilidades, receber feedback, fazer networking, e até mesmo impressionar as pessoas a ponto de ser contratados no futuro.

O estágio, mesmo não remunerado é uma boa estratégia para ganhar musculatura profissional. A própria experiência adquirida no estágio vai fortalecer o seu currículo. Quanto maior a reputação e credibilidade tiver o nome da empresa em que você estagiou, mais significativa será essa experiência para os futuros empregadores. Não esqueça de incluir seus projetos executados e concluídos no currículo.

Além do estágio, você pode trabalhar como temporário, o que lhe permite adquirir experiência na prática, dentro do ambiente de trabalho. Procure trabalhar em uma área de seu interesse, pois assim como o estágio, qualquer oportunidade de trabalho, ainda que temporário é uma oportunidade de mostrar suas habilidades, adquirir expertise, e aprender como funciona o mundo real.

Para Thomas Malone, autor do livro o Futuro dos Empregos, a tendência profissional é construir o “ portfólio de carreira”, ou seja; trabalhar em diferentes projetos ao mesmo tempo. Segundo Malone, o ideal é começar pensando sobre as áreas nas quais se tem mais competência e afinidade.

O importante é o profissional adquirir conhecimento e desenvolver a carreira.

Os futuros profissionais serão convocados para trabalhar em projetos, e não mais ficar preso ao cargo executivo, acomodado no emprego de carteira assinada.

Reputação, respeito e admiração vão valer muito mais que um nome de gerente cravado em seu cartão de visita. O mundo do trabalho está mudando.
O sucesso profissional será um reflexo de reputação, respeito e admiração. Liberdade vale muito mais que o salário.

Quais as profissões que serão tendências nos próximos anos?

Especialistas falam sobre as demandas que serão geradas no futuro bem próximo. Dados da pesquisa “ perspectivas estruturais do mercado de trabalho na indústria brasileira- 2015”, realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, com o apoio do SEBRAE-RJ, e da FGV (Fundação Getúlio Vargas), aponta que o engenheiro de petróleo, engenheiro ambiental, biológo, e o especialista em conservação e de qualidade de alimentos estão entre os profissionas que serão mais requisitados. Além destas demandas por novas profissões, temos ainda o gestor de recursos hídricos, recursos energéticos, gestor de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

No comércio, a tendência é o aumento de compra e venda através da Internet. No setor de serviços, existe uma tendência para atender as necessidades de educação, entretenimento, saúde, especialista de conservação e de qualidade de alimentos, transporte rápido e eficiente. O empreendedor virtual, cada vez mais ganha espaço no mercado, diante do crescimento exponencial da compra e venda através do meio eletrônico.

Os jovens profissionais estão buscando um estilo de trabalho ou uma organização que proporcione mais independência, autonomia e mobilidade na carreira. O emprego estável em médias e grandes empresas já era. A carreira média vai consistir de duas ou três ocupações. Planeje sua carreira e desenvolva novas habilidades e competências. Antes, o planejamento de carreira era desvinculado dos projetos pessoais. Hoje, as decisões de carreira levam em consideração qualidade de vida, realização pessoal, saúde e convívio familiar. Antes, você tinha o diploma e já garantia a sua empregabilidade como profissional. Hoje, competências comportamentais como: honestidade, caráter, pontualidade, comprometimento, experiência prática são tão importantes quanto a educação formal.

Antes, você permanecia por um longo tempo dentro do mesmo departamento ou de uma mesma empresa. Hoje, a carreira não tem fronteiras. Amplia-se a possiblidade de trabalhar por projetos, rodando dentro da empresa ou fora dela.
Hoje, você precisa se tornar um profissional multimercado, de vasto conhecimento e com experiências em carreiras diferentes.


Pense nisto “ seja o gestor de sua própria carreira, pois ninguém, ninguém mesmo vai permanecer na empresa para sempre”.
www.administradores.com.br

Um comentário: